Banner
   
Tamanho Texto

Busca

first
  
last
 
 
start
stop
first
  
last
 
 
start
stop
first
  
last
 
 
start
stop

Ambiente inicia reforma do Viveiro Municipal

Share

viveiro.ARQUIVO.P

Espaço receberá sistema de irrigação automatizado, cercas no entorno e perfuração de poço artesiano

Para melhorar a qualidade da produção de mudas de árvores e flores cultivadas no Viveiro Municipal Maria Cristina Ferraz Bonato, na Antiga Fazenda Refúgio, a Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA) deu início à aquisição de materiais para a reforma do espaço. As obras devem levar cerca de dois meses para serem finalizadas.

No Viveiro, está prevista a colocação de cercas em todo o entorno do espaço. Para isso, uma área de 20 mil metros quadrados será cercada, o que evitará a entrada de animais de pequeno e grande porte, como cavalos, e de pessoas sem autorização, coibindo assim ações de pequenos furtos e de destruição do patrimônio público. O material já foi adquirido e deve começar a ser instalado na próxima semana, se o tempo permanecer sem chuvas.

A colocação das cercas só será possível, porque foi feita uma estrada alternativa para a passagem de veículos na continuação da Avenida Europa, assim os caminhões da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) não precisam mais atravessar dentro do Viveiro Municipal.

Além disso, as dez estufas de plantas e flores passarão por reformas para possibilitar o incremento do plantio das mudas. A área total de estufas que serão reformadas é de 3.120 metros quadrados. As duas primeiras a serem melhoradas são as de cultivo de flores, que representam 520 metros quadrados. Os outros 2.600 metros quadrados de estufa são para produção de mudas arbóreas. Isso é importante porque, com as chuvas fortes dos últimos meses, perderam-se 7 mil mudas de plantas, o que não teria acontecido se as estufas estivessem reformadas.

O engenheiro agrônomo e diretor operacional da Sema, Paulo Roberto Guilherme, explicou que as melhorias no lugar garantem mais segurança aos visitantes e profissionais, e um local de trabalho mais adequado. “A reforma do Viveiro Municipal demonstra, em primeiro lugar, que o Município está cumprindo seu papel com o bem-estar ambiental da cidade, está ajudando na preservação das nascentes, ribeirões e matas ciliares, além de possibilitar o planejamento da produção de flores e mudas de árvores nativas para o plantio em espaços públicos como escolas, ruas e avenidas e para a doação ao cidadão comum”, explicou o engenheiro agrônomo e diretor operacional da Sema, Paulo Roberto Guilherme.   

Os técnicos também farão a instalação de um sistema automatizado de irrigação das estufas. Isso garantirá que elas fiquem aclimatadas com sensor de temperatura e irrigação automática durante a semana inteira, inclusive nos finais de semana. Essa será a primeira vez que o espaço contará com um sistema como este. Os trabalhos devem ter início dentro de duas semanas.

Outra benfeitoria é a perfuração de um poço artesiano com capacidade de 5 mil a 10 mil litros de água por hora. Ele será utilizado para a irrigação das plantas. A contratação de uma empresa para a perfuração e a finalização dos trabalhos deve ser feito dentro de duas semanas.

Por fim, o Viveiro contará com um sistema de câmeras interligadas à central da Guarda Municipal. Desta forma, o lugar ficará mais seguro aos visitantes e funcionários. Dois contêineres também serão readaptados para tornarem-se banheiros feminino e masculino.

A reforma geral deve levar cerca de dois meses para ser finalizada e custará R$ 250 mil, advindos de contrapartida pelos impactos gerados por uma instituição de ensino superior de Londrina, aferidos no Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV). Toda a mão de obra necessária para os trabalhos é da Prefeitura de Londrina. Hoje, o Viveiro conta com seis servidores e dois estagiários.

Sobre o Viveiro Municipal - O Viveiro Municipal foi inaugurado em novembro de 2011. Atualmente, ele conta com cerca de 30 mil mudas de plantas, árvores e flores. Destas, aproximadamente 15 mil mudas são específicas para a arborização urbana. Os cidadãos que desejam receber gratuitamente mudas de árvores para plantio em suas residências, ou chácaras e associações de bairro que também queiram mudas podem solicitar a doação na sede da Sema, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, na Rua da Natureza, 155, no Jardim Piza. A retirada é feita no próprio viveiro.

Aqueles que quiserem, podem ir direto ao Parque Ecológico João Milanez, na Antiga Fazenda Refúgio, para abrir um pedido e retirar a muda. O Viveiro Municipal Maria Cristina Ferraz Bonato fica aberto de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

O local oferece mudas de todas as espécies utilizadas na arborização urbana como, por exemplo, Cerejeira Japão, Dedaleira, Quaresmeira, Canelinha, Alecrim-De-Campinas, Oiti e outras.

Foto: Arquivo

Mais Notícias

CMTU realiza alterações viárias durante evento católico em Londrina

14º Intereclesial das CEBs deve atrair para a cidade cerca de 3,5 mil fieis de todo o Brasil e outras partes do mundo

N.com - avatar N.com 19 Jan 2018

Leia mais

Anatel aponta Sercomtel como a melhor banda larga fixa do país

Em comparação com o desempenho de outras prestadoras, Sercomtel apresentou, proporcionalmente, o maior percentual de cumprimento de metas

N.com - avatar N.com 19 Jan 2018

Leia mais

Secretaria do Trabalho oferece cursos gratuitos de capacitação em parceria com Pronatec

Cursos serão na modalidade de ensino à distância; inscrições vão até 16 de março

N.com - avatar N.com 19 Jan 2018

Leia mais

Praça de Atendimento abre para pedidos de isenção do IPTU neste sábado (20)

Fazenda receberá os pedidos das 8 às 15 horas; os interessados devem atender aos critérios e levar todos os documentos exigidos

N.com - avatar N.com 19 Jan 2018

Leia mais

Endemias realiza ação educativa no Aeroporto

Além de falar sobre as doenças da dengue e febre amarela, serão reforçados os cuidados para evitar a proliferação do Aedes aegyti

N.com - avatar N.com 19 Jan 2018

Leia mais

AARPA e Vila Cultural Cemitério de Automóveis iniciam seleção de atores

Inscrições vão até 11 de fevereiro; podem se inscrever atores profissionais e pessoas sem experiência na área

N.com - avatar N.com 19 Jan 2018

Leia mais

Oficina de chás medicinais e tinturas abre inscrições

Curso irá ocorrer na Vila Cultural Alma Brasil, na próxima semana; contribuição é de R$ 25,00 e as vagas são limitadas

N.com - avatar N.com 19 Jan 2018

Leia mais

Vila Cultural Alma Brasil realiza evento de reggae neste domingo (21)

O “Alma in Dub” ocorrerá das 15 às 22 horas, na vila cultural, com entrada franca

N.com - avatar N.com 19 Jan 2018

Leia mais

Provopar firma parceria para repasses do Nota Paraná

Atualmente, 57 estabelecimentos de Londrina já disponibilizam repasse das notas fiscais para o programa que ajuda pessoas em vulnerabilidade social

N.com - avatar N.com 19 Jan 2018

Leia mais

Acesso Fácil

Menu Principal

Aplicativo para Android

bamer_android1

Quem está Online?

Nós temos 2963 visitantes
bnr iptu 2018
banner direito premios iptu 2018
certidoes
 bnr dir transparencia
 bnr dir nfs
 bnr dir transporte
 bnr dir inf pendente
Banner para o ISS Tecnológico