Banner
   
Tamanho Texto

Busca

Londrina sedia o 61º Jogos Abertos do Paraná em setembro

Share

Mais de 4.000 pessoas, de 75 cidades paranaenses, participarão dos jogos, que ocorrem de 21 a 30 de setembro

 

reuniao.fel.jogos.DPNa noite de ontem, terça-feira (10), representantes da Fundação de Esportes de Londrina (FEL) e da Secretaria Estadual do Esporte e do Turismo (SEET) debateram a organização da fase final da divisão “A” do 61º Jogos Abertos do Paraná (JAPS), que acontecerá de 21 a 30 de setembro deste ano. Participaram da reunião o presidente da FEL, Fernando Madureira; o assessor de esportes e eventos da FEL, Sandro dos Santos; o coordenador de convênios da FEL, Jefferson Del Fraro;  o coordenador técnico da SEET, Vitor Martinez; e o diretor de esportes da SEET, Cristiano Barros.

Mais de 4.000 pessoas, entre atletas e comissão técnica, de 75 cidades paranaenses participarão dos jogos. Já foram pré-definidos 25 lugares para realização das provas ao redor de Londrina e 22 escolas estaduais foram escolhidas para servir de alojamento para os atletas. Londrina contará com uma delegação de 400 competidores.

Os jogos terão 25 modalidades contando individual e equipes: atletismo, badminton, basquete, bocha, bolão, ciclismo, futebol, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, rugby, taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez. A cerimônia de abertura ocorre no dia 21 de setembro no Ginásio de Esportes Professor Darcy Cortez, o Moringão, com show a ser definido, a partir das 19h30. Os jogos começam às 18 horas do mesmo dia, e vão até o dia 30 de setembro. As inscrições dos atletas começam no dia 5 de setembro e vão até as 18 horas do dia 17 do mesmo mês.

O assessor de Esportes e Eventos da FEL enfatizou a importância do evento retornar à cidade. “Era a ideia inicial desta gestão, trazer grandes eventos para a cidade. Trouxemos o Jogos da Juventude ano passado, e neste ano traremos o JAPS. Além de desenvolver o esporte londrinense, é uma boa oportunidade para aquecer o comércio. Por isso estamos com parceria com a Codel e Secretaria de Cultura, e vamos colocar jogos durante o dia todo, para a cidade ficar movimentada no período do evento”, afirmou.

No último ano, a cidade sediou os Jogos da Juventude do Paraná. O evento contou com mais de 5.000 pessoas, entre atletas e comissão técnica. A delegação londrinense foi a maior do torneio com 500 atletas. A cidade foi bem na competição e ficou na segunda colocação geral, atrás apenas da capital, Curitiba. A expectativa é de ter um evento maior este ano do que o do ano passado.

Os JAPS começou em Londrina no ano de 1957, em uma ideia do professor Reynaldo Ramon, que buscava desenvolver o esporte no Paraná. Na época, o esporte londrinense participava dos Jogos Abertos do Interior, no Estado de São Paulo. Com isso se percebeu a necessidade, através da Liga de Esportes Amadores de Londrina (LEAL), da criação do JAPS, com primeira sede em Londrina. Hoje os JAPS formam o maior evento poliesportivo do Paraná. Entretanto, a cidade não sediava desde 1997, há 21 anos.

O 61º Jogos Abertos do Paraná – divisão “A” – Fase Final será realizado pela Prefeitura de Londrina, por meio da Fundação de Esportes de Londrina, com apoio do Governo do Estado do Paraná por meio da Secretaria Estadual do Esporte e do Turismo.

Acesso Fácil

Menu Principal

Quem está Online?

Nós temos 3346 visitantes

Núcleo de Comunicação

Banner
Banner