Banner
   
Tamanho Texto

Busca

Conselhos Municipais de Educação estão reunidos em Londrina

Share

UNCME.VP

O evento, realizado pela primeira vez no município, debate a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Foi aberto, oficialmente, na tarde desta segunda-feira (5), o 28º  Encontro Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, que está sendo realizado, desde o período da manhã, no auditório do Hotel Londri Star, na Rodovia Celso Garcia Cid, 3.225, na Gleba Palhano. O evento, realizado pela primeira vez no município, debate a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e busca fortalecer o papel dos Conselhos Municipais de Educação. A abertura contou ainda com a apresentação das coordenações estaduais e da diretoria da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME).

Na solenidade, a secretária municipal de Educação, Maria Tereza de Moraes, agradeceu e todos os envolvidos na organização do encontro. Para ela, a realização em Londrina lança a cidade como palco nacional de debates sobre a atuação dos conselhos municipais, fortalecendo a integração dos órgãos com o Estado e a União. “Foi uma junção de esforços e a gente tinha a obrigação de fazer isso. Levantamos a educação como a nossa bandeira”, destacou.  Ela também frisou que o encontro mostra que todos formam um só. “Nós não somos de Londrina ou do Paraná, da rede municipal ou da rede estadual, nós somos brasileiros”, enfatizou.

UNCME.V3A secretária de Estado da Educação do Paraná, Lúcia Cortez, falou sobre a importância das parcerias e do compartilhar. ”No Paraná temos 399 municípios, e nós temos alguns municípios muito longe da capital. Alguns são pequeninos e muitas pessoas nem ouviram falar. Eu tenho a oportunidade de estar aqui construindo pontes”, disse.  Ela ressaltou que o conselho existe para ajudar o Município a defender  todas as crianças e adolescentes. “Que a gente olhe para os que estão distantes e ajude a construir seus conselhos, ajude a construir pontes”, finalizou.

UNCME.V2O presidente da UNCME, Manoel Humberto Gonzaga Lima, falou que serão três dias pela educação brasileira. Ele destacou que neste momento, a UNCME faz o seu papel, que é de uma entidade voltada para a construção da gestão democrática no Brasil e o auxílio direto aos poderes públicos. “Nós construímos, em 2018, 32 encontros no Brasil, 26 estaduais, mais cinco regionais e este que a gente culmina com a proposta de trazer a discussão para o futuro, para a nação brasileira”, contou.

A presidente do CMEL, Vera Lúcia Pereira, destacou que o evento  é muito importante, não só para Londrina, mas também para o estado e para o país. “Nós precisamos continuar sendo os autores da nossa história. Precisamos garantir que a qualidade da educação que defendemos e fazemos, continue garantida pelos homens e mulheres que fazem a educação neste pais”, destacou.

A vice-presidente da UNCME e coordenadora estadual do Paraná, Ana Lúcia Rodrigues, disse que Londrina hoje é a capital nacional dos conselhos municipais de Educação do Brasil.  Ela lembrou que o Paraná trabalha em regime de colaboração  e que todas as decisões do Conselho Estadual de Educação são respeitadas, assim como as do  Conselho Nacional de Educação e demais instituições educacionais.

UNCME.V4Participam do encontro cerca de 600 pessoas, entre conselheiros  municipais e estaduais, profissionais da educação pública e privada e interessados em geral,  de todo o Brasil.  O debate é importante, pois a partir de 2019 será implantada a Base Nacional Comum Curricular em todos os municípios brasileiros, que devem estar adequados para construírem suas ações curriculares e políticas públicas educacionais. Pela manhã, foi realizada uma reunião do Conselho Pleno, seguido da apresentação da Plataforma de Apoio aos Conselhos Municipais de Educação, e a apresentação do Estatuto e do Regimento Interno da UNCME. À noite, será realizada uma conferência com o tema “Os desafios da implementação da BNCC e o Regime de Colaboração”.

Também participaram da solenidade, o representante  da Unicef, Ítalo Dutra; o presidente da UNDIME Paraná, Aléssio Costa Lima;  o presidente do Conselho Estadual de Educação, Oscar Alves, entre outros.

O encontro prossegue até quarta-feira (7) com palestras, mesas-redondas, debates, formações e apresentações diversas. Ao final do evento, será elaborada a Carta de Londrina para a Educação Brasileira com apontamentos para o Plano Nacional de Educação. O documento será encaminhado ao Ministério da Educação (MEC) e contará com a presença de técnicos do MEC.

Esta é a 28ª edição do encontro e pela segunda vez acontece no Paraná, sendo a primeira em Londrina. A primeira edição realizada no Estado foi em Curitiba.

Programação:

Terça-feira (6):
8 horas – Recepção e Credenciamento
8h45 – Apresentação Cultural
9 horas - Palestra: Os Desafios da Implementação da BNCC – Base Nacional Comum Curricular
- Palestrante: diretor de Currículos e Educação Integral (DICEI/MEC):Raph Gomes Alves
10 horas – Mesa 01: Os Desafios da Implementação da BNCC – Base Nacional Comum Curricular
- Coordenação: vice-presidente da região Sul: Conselheira Ana Lucia Rodrigues
- Participantes: UNDIME, CONSED, FNCEE, MEC/DICEI E UNCME
11h45 – Apresentação do Município/ Estado, que sediará o XXIX Encontro Nacional da UNCME/2019.
- Coordenação: coordenador estadual do Mato Grosso: conselheiro Edemar Jorge Kamchem
12 horas – Intervalo
14 horas - Mesa 02: O relacionamento da UNCME com os municípios brasileiros;
- Coordenação: Presidente Nacional Conselheiro Manoel Humberto Gonzaga Lima;
- Participantes: CNM, ABM, FNP e UVB
15h30 – Mesa 03: Ações Institucionais da UNICEF e UNCME no Brasil;
- Coordenação: Coordenadora Estadual da Bahia Conselheira Gilvânia da Conceição Nascimento
- Participantes: UNICEF e UNCME
17 horas - Apresentação das Experiências exitosas dos Conselhos Municipais de Educação, Prêmio Nacional Vilmar Rosa de Mendonça, Edital da UNCME No 004/2018
- Coordenação: - Conselheiro Manoel Humberto Gonzaga Lima Presidente Nacional da UNCME
- Coordenadora Estadual da Bahia Gilvânia Conceição Nascimento
18h30 – Encerramento

Quarta-feira (7)
8 horas – Recepção e Credenciamento
8h30 - Mesa 04: Formação Nacional de Conselheiros Municipais de Educação
- Coordenação: Diretora de Formação da UNCME Conselheira Darli de Amorim Zunino
- Participantes: UNCME, Fundação Joaquim Nabuco, Ministério Público/BA e AIEC
10 horas - Mesa 05: A qualidade Social da Educação;
- Coordenação: Coordenador Estadual da UNCME Tocantins Conselheiro
Osvaldo Soares Neto
- Participantes: Ação Educativa, Campanha pelo Direito à Educação, Rotary International e De Olho nos Planos
11h30 - Mesa 06: O Sistema de Ensino, políticas públicas, controle e Fiscalização
- Coordenação: Diretora Jurídica e de Legislação e Normas Conselheira Galdina de Souza Arrais
- Participantes: FNE, TCE/RS, SASE/MEC.
12h30 – Leitura e aprovação da Carta de Londrina/ PR
Coordenação: conselheira Eliana Cavalieri Duarte, Vice-presidente Nacional da Região Sudeste;
- Conselheira Regina Lúcia Borges Araújo Vice-presidente da Região Centro-oeste;
- Conselheira Fabiane Bitello Pedro Coordenadora Estadual da UNCME do Rio Grande do Sul;
- Conselheira Marly do Socorro Peixoto Vidinha Vice- presidente da Região Nordeste;
- Conselheira Maria das Graças Alves Cascais Coordenadora Estadual da UNCME do Amazonas.
13h30 – Encerramento

Fotos: Vivian Honorato

Anterior Próximo Pagina:

Acesso Fácil

Núcleo de Comunicação

Menu Principal

Quem está Online?

Nós temos 3798 visitantes

Núcleo de Comunicação

Banner
Banner