Banner
   
Tamanho Texto

Busca

Palestra e debate abrem a V Semana Municipal de Transparência e Controle Social

Share

transparencia.DP

O evento teve início ontem (5) e continua com atividades durante esta semana

Mais de 100 pessoas estiveram reunidas no evento de abertura da V Semana Municipal de Transparência e Controle Social de Londrina, realizado ontem (5) na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Participaram da atividade inicial representantes de diferentes segmentos da sociedade civil, entre membros da Prefeitura de Londrina, conselheiros municipais, estudantes universitários e integrantes de órgãos locais. O público assistiu a uma palestra ministrada por Regina Hirose, que é Procuradora da Fazenda Nacional em São Paulo (SP) e Coordenadora Nacional do Programa de Educação Fiscal da PGFN.

transparencia.D2Ela trouxe para debate o tema “Sonegação: Um outro lado da corrupção”. Após a palestra, foi aberto momento livre para perguntas, manifestações e debates com o público.   

Entre os participantes da abertura, estiveram o controlador-geral do Município, Newton Hideki Tanimura e o secretário municipal de Gestão Pública, Fábio Cavazotti, representando o prefeito Marcelo Belinati. E também, o presidente do Conselho Municipal de Transparência e Controle Social, Fabio Molin, a coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Gestão Pública (Nigep) da UEL, Vera Suguihiro, o representante do Observatório de Gestão Pública de Londrina, Leandro Matos, e o vereador Vilson Bittencourt.

De acordo com Fabio Molin, a finalidade da Semana Municipal é estimular a comunidade a refletir sobre as políticas de transparência e controle social, em busca de maior participação e engajamento. “Fortalecer os debates sobre transparência, corrupção, sonegação e outras temáticas propostas pelo evento são formas de fazer com que a administração pública possa melhorar seus mecanismos de acesso a informações e serviços disponibilizados à população. Por sua vez, a sociedade é incentivada a ser mais ativa na participação, ao questionar e exigir esclarecimentos de seus representantes”, destacou.

transparencia.D3Em 2018, o tema do evento é “Você é corrupto? Mudanças de atitudes na construção de uma nova sociedade”. A programação é toda gratuita e segue com atividades até o dia 9 de novembro. O evento é organizado pelo Conselho Municipal de Transparência e Controle Social de Londrina (CMTCS) e conta com apoio da Prefeitura de Londrina, Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Universidade Norte do Paraná (Unopar).

Nesta terça-feira (6), a agenda traz uma palestra com o tema “A corrupção e a restrição dos direitos fundamentais”, com o advogado especialista em Direito Constitucional André Vinicius Rosolen. Será às 19h30, no auditório da unidade da Unopar Boulevard.

Na quarta-feira (7), às 19h30, no auditório da Prefeitura de Londrina, haverá o encontro do 2º Prêmio de Boas Práticas na Gestão Pública, organizado pelo Observatório de Gestão Pública de Londrina. Neste dia, serão apresentados os dez projetos finalistas e uma comissão definirá os cinco projetos ganhadores. A maior parte dos finalistas são projetos realizados pela Prefeitura de Londrina.

A iniciativa busca dar visibilidade a trabalhos prestados por órgãos públicos da esfera municipal, estadual e federal com atuação na cidade, com foco na valorização de serviços prestados em favor da comunidade. Mais informações sobre a premiação podem ser acessadas no site www.observatoriolondrina.org.br .

Fotos: Divulgação

Anterior Próximo Pagina:

Acesso Fácil

Núcleo de Comunicação

Menu Principal

Quem está Online?

Nós temos 3543 visitantes

Núcleo de Comunicação

Banner
Banner