Banner
   
Tamanho Texto

Busca

first
  
last
 
 
start
stop
first
  
last
 
 
start
stop
first
  
last
 
 
start
stop

Consciência Negra é tema de debates em Londrina

Share

IgualdadeRacialLJP

Prefeitura de Londrina e instituições como Ministério Público do Paraná estão realizando encontros, palestras e apresentação de trabalhos sobre o assunto

Para marcar o Dia Nacional da Consciência Negra e trabalhar questões que ainda permeiam a sociedade, como o preconceito, o racismo e a violência contra a população negra, o Município de Londrina está realizando várias atividades durante o mês de novembro. Nesta sexta-feira (9), às 11 horas, será realizada a mesa de debates sobre “O racismo institucional: segregação da população negra em Londrina”, no auditório da Unopar Catuaí, Rodovia Celso Garcia Cid, s/n.

Vão participar do encontro o promotor de Justiça do Paraná e presidente do Grupo de Trabalho de Combate ao Racismo de Londrina, Paulo Cesar Vieira Tavares, e a doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e estagiária do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal (CES/UC), Mariana Panta. Também estará presente a gestora municipal de Igualdade Racial (GPPIR), Maria de Fátima Beraldo.

Os especialistas vão trazer à tona assuntos que, muitas vezes, são encobertos nas ações do dia a dia e na fala dos indivíduos, como a discriminação e o preconceito nas mais diversas relações raciais, a influência disso na segregação social urbana, a trajetória do negro e as desigualdades entre brancos e negros que permeiam ambientes como escola, família, igreja e outras instituições sociais.

O público-alvo deste encontro são os gestores de escolas municipais de Londrina. De acordo com a gestora municipal de Igualdade Racial, o convite para o debate adveio da secretária municipal de Educação, Maria Tereza de Moraes, e é de extrema importância dado o fato que a escola é um espaço onde o conhecimento, valores, princípios e costumes são construídos.

“Os educadores terão acesso às informações sobre o racismo institucional e seus impactos na população londrinense. A Mariana trará o conhecimento obtido com sua pesquisa de doutorado e o promotor Paulo Tavares abordará as questões do GT de Combate ao Racismo em Londrina. Isso é extremamente importante, porque temos na grade escolar a inclusão do ensino das relações étnico-raciais e da história e cultura afro-brasileira e africana, que está completando 15 anos em 2018. Isso vem fortalecer o trabalho de combate ao preconceito, à discriminação e ao racismo no ambiente escolar já realizado pelo Município”, explicou Fátima.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) orienta os educadores brasileiros a divulgarem e ensinarem os alunos a valorizarem o patrimônio cultural, material e imaterial de culturas diversificadas, incluindo as matrizes indígenas, africanas e europeias de diferentes épocas.

Além desta atividade, no Município há outros encontros que serão realizados até o final de novembro e início de dezembro. Entre eles estão debates sobre genocídio da população negra, 33ª Mostra Afro-Brasileira Palmares, exposição coletiva de arte voltada para a promoção da igualdade racial, palestra sobre as políticas públicas de igualdade racial, reunião ampliada e aberta ao público do GT de Combate ao Racismo, reunião das Mulheres Negras de Londrina, 5ª Conferência Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e lançamento de livro sobre a comunidade quilombola.

Cronograma
• 9/11 – às 9h, diretores das escolas municipais participam de debates sobre “O racismo institucional: segregação da população negra em Londrina”, no auditório da Unopar Catuaí, Rodovia Celso Garcia Cid, s/n.
12/11 – das 18h às 22h, Mesa de debates sobre Genocídio da População Negra no II Simpósio da Comissão de Promoção da igualdade racial e Minorias da OAB Londrina, na sede da OAB Londrina, na Rua Governador Parigot de Souza, 311 - Jardim Caiçaras.
Até 15/11, 33ª Mostra Afro-Brasileira Palmares, exposição coletiva de arte voltada para a promoção da igualdade racial, na Biblioteca Pública Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza, localizada na Avenida Rio de Janeiro, 413.
19/11 – das 18h às 22h, acontecerá a Plenária de Mulheres Negras de Londrina e Região, no auditório da Prefeitura de Londrina, sob a coordenação da Gestão Municipal de Igualdade Racial (GPPIR) e com a participação dos Conselhos Municipais de Igualdade Racial de Londrina e de Cambé.
22/11 – palestra sobre as políticas públicas para a população negra em Londrina com a Gestora Municipal de Igualdade Racial, Maria de Fátima Beraldo, para alunos da pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual de Londrina, no auditório da Prefeitura de Londrina.
27/11 - das 9h às 12h, na Casa Dona Vilma – NEAB UEL, reunião ampliada do GT de Combate ao Racismo do Ministério Público do Paraná, com apresentações de trabalhos das pesquisas de mestrado e doutorado da Universidade Estadual de Londrina (UEL)
28/11 – às 19 horas, lançamento do livro “Comunidade Quilombola Manuel Ciriaco dos Santos – identidade e famílias negras em Movimento”, na sede da OAB Londrina, na Rua Gov. Parigot de Souza, 311 - Jardim Caiçaras.
1º de dezembro - das 8h às 17h, no auditório da Prefeitura de Londrina, será realizada a 5ª Conferência Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

Foto: Arquivo

Mais Notícias

Primeiro prazo do IPTU 2019 vence na sexta-feira

Quem ainda não recebeu o boleto bancário deve imprimir a 2ª via no site da Prefeitura; o acesso é fácil e rápido pelo portal www.londrina.pr.gov.br

N.com - avatar N.com 22 Jan 2019

Leia mais

CMTU faz a capina de áreas públicas e particulares nesta segunda (21)

Nos espaços privados, serviço é seguido da emissão de multa aos responsáveis

N.com - avatar N.com 21 Jan 2019

Leia mais

Forças de segurança realizam quarta operação nas imediações da barragem do Igapó

O objetivo da ação é garantir a tranquilidade e segurança para as pessoas que frequentam o local no fim de semana

N.com - avatar N.com 21 Jan 2019

Leia mais

Secretaria de Saúde apresenta dados do1º LIRAa de 2019

Informações do levantamento de infestação do Aedes aegypti serão divulgadas nesta terça-feira (22)

N.com - avatar N.com 21 Jan 2019

Leia mais

Cruzamento entre as ruas Guaporé e Tietê ganha novos semáforos

Dispositivos foram acionados na manhã desta sexta-feira (18), depois de a CMTU ter realizado a vistoria final das obras

N.com - avatar N.com 18 Jan 2019

Leia mais

Prefeito recebe a visita do secretário estadual da Agricultura e Abastecimento

Objetivo é ampliar a parceria entre governo do Paraná e Prefeitura, a fim de buscar melhorias para a população de Londrina

N.com - avatar N.com 18 Jan 2019

Leia mais

Guarda Municipal apreende menores que furtaram Escola Juliano Stinghen

Central de monitoramento por câmeras foi fundamental na abordagem, que recuperou objetos que estavam sendo furtados

N.com - avatar N.com 18 Jan 2019

Leia mais

Torneio rápido de xadrez recebe inscrições para disputas neste sábado (19)

Evento marca o início das atividades do centro de treinamento do Instituto Palhano, que conta com apoio da Fundação de Esportes de Londrina (FEL)

N.com - avatar N.com 17 Jan 2019

Leia mais

Acesso Fácil

Menu Principal

Aplicativo para Android

bamer_android1

Quem está Online?

Nós temos 3019 visitantes
banner carta servicos
IPTU 2019
banner direito premios iptu 2018
plano acao fazenda 2
certidoes
 bnr dir transparencia
 bnr dir nfs
 bnr dir transporte
 bnr dir inf pendente
Banner para o ISS Tecnológico