Banner
   
Tamanho Texto

Busca

Usuários do Benefício de Prestação Continuada devem atualizar o cadastro

Share

cad.unico.ILUSTRATIVA.P

Prefeitura vai promover um Mutirão para atualização e inclusão das pessoas que recebem o benefício, nos dias 10, 17 e 24 de novembro e 1 de dezembro

As pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) devem atualizar seus dados, no Cadastro Único (CadÚnico), para garantir que o incentivo seja garantido em 2019. Para isso, a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, irá realizar um mutirão para atualização e inclusão daqueles que têm direito ao BPC.

O primeiro será realizado neste sábado (10), das 8h30 às 17 horas, na praça de atendimento, localizada no térreo da sede administrativa, que fica na Avenida Duque de Caxias, 635. Além deste sábado, haverá mutirões nos dias 17 e 24 de novembro e 1 de dezembro, no mesmo horário e local.  

O BPC é a garantia de um salário mínimo mensal ao idoso acima de 65 anos ou à pessoa com deficiência, que o impossibilite de participar de forma plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas. Para ter direito ao benefício, é necessário que a renda, por pessoa do grupo familiar, seja menor que 1/4 do salário-mínimo vigente.

A gestora municipal do Programa Bolsa Família, Cláudia Renata Fávaro, explicou que as informações do cadastro devem ser atualizadas, para que os usuários continuem recebendo o benefício em 2019. Segundo Cláudia, além do BPC, o Cadastro Único possibilita o acesso a outros benefícios, como Tarifa Social de Energia Elétrica, Programa Minha Casa, Minha Vida, tarifa de telefone, tarifa social de água, entre outros. “O CadÚnico serve de critério cadastral de diversos programas municipais, estaduais e federais”, enfatizou.

As famílias que devem comparecer no mutirão estão sendo comunicadas por meio de cartas de convocação. Aquelas que receberem as cartas, devem realizar o agendamento da atualização, no telefone 3378-0420. No dia agendado, elas devem levar os documentos pessoais de todas as pessoas que residem na mesma casa e um comprovante de residência (conta de energia, água ou de telefone).

Segundo dados da Secretaria Municipal de Assistência Social, em Londrina há aproximadamente 3 mil pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada e que precisam atualizar os dados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Ao todo, no município, são 14.240 beneficiários que recebem o BPC, conforme último relatório publicado pelo Ministério do Desenvolvimento Social, com base no pagamento efetuado em junho de 2018. São 5.818 pessoas com deficiência e 8.422 idosos que recebem um salário mínimo ao mês. Em junho, foi pago, aos beneficiários, o montante de R$ 13.547.898,75 e, no primeiro semestre de 2018, o valor pago foi de R$ 80.729.849,82.

Foto: Ilustrativa

Acesso Fácil

Menu Principal

Quem está Online?

Nós temos 3778 visitantes