Banner
   
Tamanho Texto

Busca

Prefeitura de Londrina reforma Unidade de Saúde do Maria Cecília

Share

ordem.UBS.maria.cecilia.VP

Após 10 anos sem receber obras de melhorias, unidade básica passará por reforma e troca de mobiliários; prefeito anunciou também a implantação do prontuário eletrônico

Na manhã desta sexta-feira (9), o prefeito Marcelo Belinati assinou a ordem de serviço para a reforma da Unidade Básica de Saúde e Pronto Atendimento Dr. Orlando Vicentini, no Jardim Maria Cecília, localizada na Av. Eugênio Gayon, 835, na região norte. Além disso, durante a solenidade, Marcelo anunciou diversas melhorias para a área da saúde municipal como a convocação de 55 médicos, a implantação do prontuário eletrônico municipal e as reformas das Unidades Básicas de Saúde dos distritos da Warta, Paiquere e Lerroville que serão assinados nos próximos dias.

A unidade de saúde do Jardim Maria Cecília, apresenta rachaduras, infiltrações, pintura descamando e vidros quebrados. Mas, com a reforma, ela receberá uma ampla reestuturação, que engloba a melhoria nos pisos interno e externo, das calçada e acessos até a unidade, pintura nova nas paredes, revisão e recuperação das esquadrias metálicas, substituição de vidros, melhorias nas instalações hidráulicas, adequação instalações elétrica, adequações dos rufos, calhas e telhado, bem como da comunicação visual e recuperação do abrigo de resíduos.

Além disso, todo o mobiliário e equipamentos médicos que estão quebrados ou com defeitos serão substituídos. Segundo o prefeito, a intenção é reformar todas as 54 UBS de Londrina, sendo que esta é a nona a receber as obras. As outras três-Warta, Paiquere e Lerroville- localizadas na zona rural, fecharão o primeiro lote de reformas realizadas.

ordem.UBS.maria.cecilia.V2O prefeito anunciou que serão reformados todos os postos de saúde e trocados os móveis e equipamentos necessários. “Além disso, nos próximos 30 dias, entregaremos mil computadores para a Saúde, para abrirmos o prontuário eletrônico. Cada cidadão de Londrina vai receber o cartão eletrônico de saúde, o que significa dizer que quando os profissionais da saúde abrirem o arquivo terão acesso a todos os atendimentos realizados com o paciente, se ele é hipertenso ou diabético, se foi atendido no hospital, na UPA ou na UBS”, explicou.

A Secretaria Municipal de Saúde adquiriu os mil computadores para implantar o Prontuário Eletrônico, que possibilitará a distribuição do Cartão Saúde Cidadão e, agora, está comprando um software que permitirá a instalação de um atendimento interligado da rede municipal de saúde e hospitais da cidade, diminuindo o custo da assistência prestado e agilizando o processo de atendimento. Quando a reforma da unidade de saúde do Maria Cecília for finalizada, ela deverá reabrir utilizando este sistema eletrônico.

Reforma e atendimentos - Serão investidos na reforma aproximadamente R$ 125 mil e o prazo para conclusão da obra é de 120 dias a contar da assinatura da ordem de serviço, o que possibilitará a provável finalização dos trabalho no mês de março de 2019. A empresa responsável pelos serviços será a Construpais Construtora Ltda, que venceu a licitação.

Durante esse tempo de obras, os pacientes dos bairros Luiz de Sá, Heimtal, Sebastião de Melo, Maria Cecília, Violin, Semírames, Nova Londrina, Santa Cruz, Strass, Parque Industrial Belinati serão atendidos para consultas, vacinas e procedimentos odontológicos na Unidade Básica de Saúde Campos Verdes, que também fica na zona norte, na Avenida Bento Amaral Monteiro, 1.660.

Já o Pronto Atendimento médico já foi realocado para o imóvel da Prefeitura, que estava sendo utilizado pela Secretaria de Fazenda. Ele fica na Avenida Saul Elkind, 892. Com o decorrer do tempo, o Município analisará a viabilidade financeira e estrutural de se manter os serviços de Pronto Atendimento médico e da Atenção Primária em Saúde feitos na UBS de forma separada.

ordem.UBS.maria.cecilia.V3“A unidade do Maria Cecília é muito importante, está localizada na maior região da cidade de Londrina e há anos precisava de adequações. Além da reforma, a unidade receberá novos equipamentos e mobiliários, para um maior conforto e atendimento. Isso tudo é para que a gente possa, de forma planejada e ordenada, garantir o atendimento médico junto aos domicílios das pessoas e a área de abrangência das unidades, o que é muito mais barato e resolutivo”, explicou o secretário de saúde.  

A UBS do Maria Cecília foi inaugurada em 1985 e, desde 2008, não recebia reforma. A unidade possui 432,74 metros quadrados. A obra advem de uma parceria firmada entre o município e o governo estadual do Paraná.

Plano de Reestruturação  - Além dessa obra, a Prefeitura de Londrina está investindo em diversas melhorias na área da saúde, que fazem parte do Programa de Restruturação da Saúde Pública Municipal.
Ele contempla também a reforma do Pronto Atendimento Infantil (PAI) e da Maternidade Municipal, e a construção da nova sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Centro Especializado de Reabilitação (CER).

Após o início das obras nas 11 unidades de saúde que estão no primeiro lote de reformas, um segundo lote com 20 UBSs terá início a partir de 2019. Somente o governo do Paraná destinou cerca de R$ 11 milhões para recuperação das 54 UBSs de Londrina. Até agora, estão em reforma unidades do Jardim do Sol, Vila Casoni, Jardim Alvorada, Conjunto Habitacional Carnascialli, Centro Social Urbano (CSU), do Conjunto Habitacional Ernani Moura Lima, do Conjunto João Paz e do Jardim Piza. Em 2017, já foram entregues as reformas das UBSs do Jardim Panissa/Maracanã e do Parque das Indústrias.

Fotos: Vivian Honorato

Anterior Próximo Pagina:

Acesso Fácil

Núcleo de Comunicação

Menu Principal

Quem está Online?

Nós temos 4588 visitantes

Núcleo de Comunicação

Banner
Banner