Banner
   
Tamanho Texto

Busca

Prefeitura realiza mutirão para atualização do cadastro do BPC

Share

Prefeitura realiza mutirão para atualização do cadastro do BPC

Sede administrativa estará aberta nos próximos sábados, dias 8, 15 e 22 de dezembro, das 8h30 às 17h

Para atender aos cidadãos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e precisam atualizar as informações cadastrais na Prefeitura de Londrina, neste sábado (8), das 8h30 às 17h, os servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) vão realizar mais um mutirão de atendimento, na sede administrativa da Prefeitura, que fica na Avenida Duque de Caxias, 635, no Centro Cívico.

A expectativa é que cerca de 400 pessoas compareçam para atualizar seus dados junto ao Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Para isso, estarão à disposição da população aproximadamente 35 funcionários da SMAS, sendo que 28 farão o atendimentos dos agendamentos e outros ajudarão na recepção dos cidadãos e tirarão dúvidas.

O foco principal deste mutirão são os beneficiários da Prestação Continuada (BPC), que são os idosos com mais de 65 anos e as pessoas com deficiência, cuja renda familiar é de um quarto de salário mínimo por pessoa, ou seja, que recebam menos de R$ 258,50 per capita, por mês. Para a atualização é preciso ter em mãos os documentos pessoais, como o CPF e RG, de todos os moradores da residência onde vive o beneficiário, além de um comprovante de residência, que pode ser uma conta de luz, de água ou de telefone. Não é necessário apresentar fotocópias. Sem estes documentos, não será possível atualizar os dados.

Prefeitura realiza mutirão para atualização do cadastro do BPCDe acordo com a gestora do Programa Municipal do Programa Bolsa Família, Claudia Renata Fávaro, em Londrina, são mais de 14 mil famílias cadastradas no CadÚnico. Para atualizar as informações de todos, o Município vem realizando diversas ações desde o mês de março, nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Além disso, para atender, especialmente, os beneficiários do BPC, a Prefeitura abriu nos sábados, 10, 17 e 24 de novembro e 1º de dezembro e continuará abrindo nos três próximos, que são dias 8, 15 e 22 de dezembro, sempre das 8h30 às 17h.

Somente com a ajuda desses mutirões foi possível atualizar o cadastro de 1.542 pessoas. Porém, ainda restam outras 1.450 que precisam fazê-lo. Além delas, outras cerca de 3 mil pessoas não foram localizadas, responderam à correspondência enviada pela Assistência Social e não retornaram a busca ativa, por isso, a Secretaria de Assistência Social está contando com a divulgação nos meios de comunicação de massa. “O processo de atualização está sendo feito desde março deste ano, mas a procura nos mutirões tem sido muito boa, visto que cerca de 450 agendamentos são feitos por sábado. Com a ajuda da divulgação nos meios de comunicação esperamos que os cidadãos compareçam para atualizar as informações, principalmente aqueles que não foram localizados. Isso é muito importante, porque aqueles que não atualizarem terão o benefício suspenso a partir de janeiro de 2019”, ressaltou a gestora do programa.

A Secretaria de Assistência Social encaminhou cartas para todos os cadastrados nos programas sociais do governo federal, como Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Minha Casa Minha Vida, por exemplo. Aqueles que não receberam o comunicado devem ligar para (43) 3378-0420 ou (43) 33780-431 e realizar o agendamento ou comparecer na Praça de Atendimento da Prefeitura durante os mutirões.

Esta ação é uma parceria das Secretarias Municipais de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, de Fazenda, de Gestão Pública, de Obras e Pavimentação, do Idoso e Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina. Ela também conta com o apoio dos conselhos municipais e entidades na sociedade civil.

Acesso Fácil

Menu Principal

Quem está Online?

Nós temos 5170 visitantes