Banner
   
Tamanho Texto

Busca

Jovens que completam 18 anos em 2019 devem se alistar no serviço militar

Share

Alistamento teve início em 2 de janeiro e segue até o dia 30 de junho; cadastro pode ser feito no link www.alistamento.eb.mil.br ou pessoalmente na Junta Militar

Os jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2019, ou seja, aqueles nascidos no ano de 2001, já podem se alistar no serviço militar obrigatório. O prazo vai até o dia 30 de junho e o cadastro é disponibilizado na internet pelo endereço eletrônico www.alistamento.eb.mil.br . Em Londrina, quem não tiver acesso à internet ou preferir se alistar pessoalmente, tem a opção de ir até a sede da Junta Militar, que fica localizada no Terminal Rodoviário, sala 42, em frente à agência dos Correios.

Os atendimentos são feitos de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas. Para tirar dúvidas ou solicitar informações o público pode entrar em contato pelo telefone (43) 3356-4794. Na Junta Militar, os cidadãos serão orientados e podem fazer o procedimento caso já estejam com os documentos obrigatórios.

Para efetuar o cadastro online de alistamento, é necessário que o usuário tenha em mãos o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e um endereço de e-mail ativo. Depois, precisará preencher uma lista com dados pessoais solicitados.

De acordo com o secretário da Junta de Serviço Militar de Londrina, Fernando Cesar de Paula, após encerrar o prazo de alistamento, os jovens serão informados para comparecerem na etapa de seleção, que geralmente ocorre a partir do mês de setembro, com etapas de entrevistas e exames médicos. “O processo informatizado para inscrição é rápido e prático. Aqueles que forem selecionados nas etapas seguintes irão compor o quadro do Tiro de Guerra (TG) para o ano de 2020. Ao todo, são escolhidas 160 pessoas para ingressar no corpo do TG, e os jovens são divididos em quatro turmas de 40 pessoas”, informou.

No ano de 2018, aproximadamente 4.500 jovens se alistaram no serviço militar em Londrina. Os cidadãos que estão em situação irregular, por perderem os prazos de alistamento, devem comparecer presencialmente à Junta Militar para resolver seus débitos. Isso serve para todos os nascidos em 2000 e nos anos anteriores, que ainda não tiraram sua reservista. É necessário levar o CPF, RG e um comprovante de residência.

Quem se enquadrar nessa situação, precisa pagar uma multa de R$ 4,27 mais uma taxa de R$ 3,01 dos Correios. “É importante deixar claro que essas pessoas não tiram suas reservistas automaticamente e são encaminhadas ao mesmo processo de seleção a partir do ano seguinte, cumprindo igualmente as etapas das quais participam os jovens nascidos no ano de alistamento”, explicou o secretário da Junta Militar.

Sem o documento de reservista, os jovens ficam impedidos de tirar documentos como o passaporte e título de eleitor. Além disso, a apresentação deste certificado é obrigatória para a participação em concursos públicos e ingresso a empregos formais.

A Junta Militar de Londrina é responsável por todo o controle de pessoas que ingressam e são dispensados do serviço, pela emissão de atestados, declarações e confecção de documentos, segundas vias, entre outras atribuições.

Acesso Fácil

Menu Principal

Quem está Online?

Nós temos 2384 visitantes

Núcleo de Comunicação

Banner
Banner