Banner
   
Tamanho Texto

Busca

Projeto de Educação Ambiental visita escolas municipais nesta semana

Share

Alunos têm acesso a diversas mídias, como livros, CDs, DVDs e fantoches sobre questões ambientais de suma importância

Para estimular as crianças da rede municipal de ensino a buscarem mais informações sobre o meio socioambiental, de forma a completar e auxiliar o processo educativo, nesta semana o projeto Biblioteca Móvel Ambiental vai a quatro unidades escolares diferentes.

A primeira delas é a Escola Municipal Aristeu dos Santos Ribas, que fica no Conjunto Habitacional João Paz. Nela, a professora da Secretaria Municipal de Educação (SME) cedida para o trabalho com este projeto na Secretaria Municipal de Ambiente (SEMA), Adriana Rodrigues Barra Rosa Ferreira, vai conversar e orientar duas turmas de segundos anos durante o período da tarde. O ônibus do projeto ficará estacionado em frente à escola, que fica na Rua Abílio Justiniano de Queirós, 835, das 13 às 16 horas, assim como nas demais escolas.

Durante à tarde, os alunos poderão consultar todos os materiais disponíveis, como os livros, gibis, jogos, revistas e vídeos com diversos temas ambientais, além de DVDs e CDs com temas ambientais variados. A intenção é promover o acesso à leitura e ao conhecimento de forma lúdica e leve, por isso, o ônibus colorido traz recursos educativos impressos, audiovisuais, teatro de fantoches, histórias e músicas, como fonte de informação.

No dia seguinte, terça-feira (12), o projeto dirige-se à Escola Municipal Leonor Maestri de Held, situada na Rua Quiri, 71, Jardim Santa Rita IV. Lá duas turmas de primeiro e segundo ano poderão desfrutar das atividades do projeto. Já na quarta-feira (13) será a vez dos estudantes de duas turmas, do primeiro ano, da Escola Municipal Mari Carrera Bueno de participarem da atividade extraclasse. A mesma unidade escolar receberá o ônibus na quinta-feira (14), onde outras duas turmas do primeiro ano poderão participar. A escola está localizada na Rua José Boralli, 325, Jardim Santiago.

Encerrando a semana, na sexta-feira (15), alunos de duas turmas de quinto ano da Escola Municipal Professor Hélvio Esteves poderão consultar, ler e assistir às produções trazidas pela Biblioteca Móvel. O encontro também acontecerá no período vespertino, em frente à escola, na Rua João Panchioni, 40, no Jardim Belleville.

Outras escolas municipais que queiram receber o projeto de consciência ambiental podem agendar um horário pelo e-mail educacao.ambiental@londrina.pr.gov.br ou ligando para (43) 3372-4769. A ação é realizada pela Gerência de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA).

Outras atividades - Além dessas atividades, a SEMA também desenvolve outras ações educativas, como é o caso das palestras. Nesta segunda-feira (11), no período vespertino, haverá uma palestra sobre Aquecimento Global, no colégio Estadual Capitão Euzebio Barbosa de Menezes, que fica na Rua Vasco da Gama, 165, no Distrito de São Luiz. Duas turmas de sexto e nono anos participarão.

Já na quarta-feira (13), à tarde, duas turmas de terceiro e quarto anos, da Escola Objetivo Maranata, vão visitar o Parque Municipal Arthur Thomas, por meio do projeto Descobrindo o Parque. Durante o passeio, os alunos são recepcionados por um ou dois monitores, que os levam para fazer uma trilha. No decorrer do trajeto, os participantes têm acesso às informações sobre o relevo, formação e constituição de vales, bacias hidrográficas, formação dos solos, poluição, fauna regional e local, flora local e condições climáticas da região, além de um histórico sobre o parque e a importância da preservação de patrimônios públicos.

Tudo é transmitido de maneira interativa, na busca por associações com o cotidiano e o local em que os visitantes moram. O objetivo da atividade é despertar na comunidade a consciência da importância da preservação de recursos naturais e do meio ambiente como um todo.

 

Acesso Fácil

Menu Principal

Quem está Online?

Nós temos 1957 visitantes

Núcleo de Comunicação

Banner
Banner